Ontem foi lançado um dos livros mais importantes da animesfera brasileira. Escrito por pesquisadores da PUC e otakus de carteirinha (olhem só seu vestuário), Mangás, Animes e a Psicologia faz uma ponte entre a cultura pop japonesa e o universo da psicologia.

Tive o privilégio de entrevistar a organizadora do projeto, Professora Ivelise Fortim (cuja matéria vocês podem ler aqui). Porém, eu não iria deixar essa oportunidade passar batido, e aproveitei para prestigiar eu mesmo o lançamento.

Vejam só o que rolou:

O debate e a sessão de autógrafos aconteceram no teatro Tucarena da PUC-SP. E haja autógrafos! O livro teve dezessete autores, e quase todos estavam lá.

DSC_0149

DSC_0140

DSC_0135

Fiel à proposta do livro, o evento não foi uma palestra fria, mas uma celebração da cultura pop japonesa. Cosplayers roubaram a cena e integraram até a foto oficial.

DSC_0177

DSC_0114

DSC_0129

DSC_0163

O lançamento contou ainda com uma exposição de artistas inspirados pelo mundo do anime.

DSC_0113

A ilustradora Jull Pimenta ao lado de seu trabalho

E, para os comes e bebes, o Maid Café Chest of Wonders, trazendo um pouco de Akihabara para a terra da garoa:

DSC_0125

DSC_0110

Claro que nós, blogueiros, não iríamos ficar de fora. Eu e meu parceiro Fábio Godoy do Anime 21  fizemos questão de dar o nosso apoio.

DSC_0182

Fábio e eu representando a blogosfera

Aos que não conseguiram participar, não fiquem tristes. Ivelise e sua turma têm muitos outros projetos para o futuro. Mangás, Animes e a Psicologia foi um lançamento histórico, mas o que está por vir promete ser ainda melhor.

DSC_0148