“Mangás, Animes e a Psicologia”: veja o que rolou no lançamento

DSC_0109

Ontem foi lançado um dos livros mais importantes da animesfera brasileira. Escrito por pesquisadores da PUC e otakus de carteirinha (olhem só seu vestuário), Mangás, Animes e a Psicologia faz uma ponte entre a cultura pop japonesa e o universo da psicologia.

Tive o privilégio de entrevistar a organizadora do projeto, Professora Ivelise Fortim (cuja matéria vocês podem ler aqui). Porém, eu não iria deixar essa oportunidade passar batido, e aproveitei para prestigiar eu mesmo o lançamento.

Vejam só o que rolou:

mangas-animes-psicologia

O debate e a sessão de autógrafos aconteceram no teatro Tucarena da PUC-SP. E haja autógrafos! O livro teve dezessete autores, e quase todos estavam lá.

DSC_0149

DSC_0140

DSC_0135

Fiel à proposta do livro, o evento não foi uma palestra fria, mas uma celebração da cultura pop japonesa. Cosplayers roubaram a cena e integraram até a foto oficial.

DSC_0177

DSC_0114

DSC_0129

DSC_0163

O lançamento contou ainda com uma exposição de artistas inspirados pelo mundo do anime.

DSC_0113
A ilustradora Jull Pimenta ao lado de seu trabalho

E, para os comes e bebes, o Maid Café Chest of Wonders, trazendo um pouco de Akihabara para a terra da garoa:

DSC_0125

DSC_0110

Claro que nós, blogueiros, não iríamos ficar de fora. Eu e meu parceiro Fábio Godoy do Anime 21  fizemos questão de dar o nosso apoio.

DSC_0182
Fábio e eu representando a blogosfera

Aos que não conseguiram participar, não fiquem tristes. Ivelise e sua turma têm muitos outros projetos para o futuro. Mangás, Animes e a Psicologia foi um lançamento histórico, mas o que está por vir promete ser ainda melhor.

DSC_0148

 

Anúncios

Publicado por

Vinicius Marino

Nerd, historiador, fã de Satoshi Kon e Mass Effect

6 comentários em ““Mangás, Animes e a Psicologia”: veja o que rolou no lançamento”

  1. O lançamento deste livro deve, ter sido uma experiência boa e gratificante. Quem me dera a mim, ter podido assistir ao lançamento do livro, a sessão de autógrafos, os cosplays. Se eu não vivesse no outro lado do Atlântico, de certeza que teria ido ao lançamento deste livro e com certeza teria comprado um exemplar do mesmo, afinal ajudar os autores, é uma das etapas, para na eventualidade, haver um segundo livro, com a mesma temática e pelos mesmo autores. Ah, antes que me esqueça, foi uma honra ver, uma foto de dois senhores (Vinicius e Fábio do Anime21) de quem eu sou fã, desde a forma como escrevem, aos temas que exploram.
    Obrigado, por este artigo, a mostrar como foi o lançamento do livro, “Mangás, Animes e a Psicologia”.

    Curtir

  2. Dezessete autores?!
    Admito que estou curiosa pra ler o livro apesar de não necessariamente conhecer nenhum dos dezessete, mas não sei se quereria comprar… ^_^; O público é extremamente específico, não basta gostar de anime e psicologia mas tem que gostar também da intersecção. Mas que bom que o público que gosta (que sei bem que existe) tem ganhado espaço. Tomara que iniciativas assim ganhem espaço pra divulgação em grandes eventos e etc. (porque já deu pagar 50 reais por chorume)
    Grata por seu post informativo!

    Curtir

    1. É uma coletânea de artigos, alguns dos quais co-escritos por duas ou três pessoas. Daí o número grande de autores.

      Também espero que a iniciativa vingue, ainda mais porque também tenho um pé na academia. Esse tipo de iniciativa tem o potencial de criar demanda para novas intersecções. (E novas possibilidades de atuação: coisa que nós de humanas precisamos desesperadamente)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s