Bem vindos ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!
Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem The Promised Neverland.
Com nove episódios sob o braço, Neverland se aproxima de seu desenlace mais crítico. Mas estaria esta fantasia de suspense entregando o que prometia?
Venha discutir com a gente:
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- Vinicius Marino
Neverland pode ter uma premissa macabra, mas nem por isso abre mão do humor negro. Acompanhar Krone se tornando uma presa foi uma das sequências mais inspiradas até agora.O resto do episódio seguiu por linhas previsíveis. Tivemos o obrigatório flashback que humaniza nosso vilão antes dele sumir de cena (e que parece estar se tornando onipresente nos animes esses dias).
Lembra que eu lhes contei que o mangá trazia informações adicionais no diálogo da Krone com as crianças? Pois bem, elas apareceram todas nessa cena, convenientemente orquestradas com sua morte dolorosa.
O que imagino que vocês não imaginavam, no entanto, era isso:
E a revelação de que nosso esperto Norman, o terceiro pé do móvel, nas palavras inspiradíssimas do Fábio, está com os dias contados.
Ou estou enganado?
- DiegoPelo que a mamãe falou, o Norman vai embora no dia seguinte. O que é um choque sobretudo porque eu esperava que os três seriam despachados juntos. Talvez isso seja uma pista de que a mamãe está começando a ficar com medo das crianças? Ou será que era tudo parte do plano desde o início? A cena que busca humanizar a Krone soou bem forçada pra mim. É o tipo de coisa que precisava ter vindo antes, porque colocar ali fica muito com cara de “oh, sinta-se mal por essa pessoa que até o episódio passado era uma das maiores vilãs da história, vai, chora ai”. Nada contra humanizar vilões, mas Neverland fez de uma forma meio preguiçosa. E bom, pobre Emma. Isso ai deve ter doído.
- Gato de Ulthar Esse episódio me gerou emoções conflitantes, por um lado gostei da tensão gerada e por outro me pareceu as ações de todo mundo um tanto forçadas. A mamãe demorou muito para agir não? Ela sempre pareceu ter a faca e o queijo na mão, e até demorou bastante para tomar uma iniciativa.
Gostei daquele cena curta onde deu para ver que a mamãe também tentou fugir quando criança. Me pergunto se tentarão converte a Emma em uma mamãe/irmã.
E concordo com o Diego, a humanização da Krone veio muito repentina logo antes de sua morte, o que cortou um pouco o seu efeito.
- Fábio “Mexicano”Posso reclamar de novo de algo que não ficou claro? A cena da Isabella levando a Emma no colo de encontro às crianças mais novas. As reações das crianças mais novas pareceram muito … estranhas. Eu não sei dizer o que foi (o anime não quer que eu saiba nada, afinal), mas elas pareciam mais assustadas e desconfortáveis do que apenas crianças vendo uma amiga delas com a perna machucada porém já sob cuidados de um adulto. Exceto o Phil, claro, a falta de percepção inocente dele já ultrapassou sei lá quantas fronteiras de suspeição.
Mas isso foi só a cena final (e me incomodou bastante pelos motivos de sempre, mas não vou insistir nisso). O resto do episódio foi sim muito bom.
Teve a coisa da humanização da Krone em seu último suspiro que vocês apontaram, né, e isso é um problema supondo que seja, de fato, humanização. Não acho que dá para ter certeza que tenha sido isso. Mas não sei dizer também porque ela fez questão de puxar o tapete da Isabella se já havia sido designada à uma fazenda, a não ser que “Fazenda 4” seja algum código para “Você está morta”, o que não é de todo impossível dado que o número 4 e a morte têm uma associação forte em japonês. Se ela já sabia que estava condenada, faz sentido que quisesse jogar a merda no ventilador – e isso não é uma “humanização”, é só, como a própria tentativa vã dela de fugir do demônio, uma infeliz criatura se debatendo até a morte, por impossível que seja escapar.
- Vinicius MarinoNós escutamos a historinha triste da Krone. Assistimos sobre como ela, também, é gente como a gente. E, como as crianças do presente, batalhou pela própria vida, fazendo o necessário para sobreviver.
Testemunhamos inclusive aquela boneca creepy de dar medo se transformar num símbolo da sua inocência perdida.
Acho que é isso que o Diego e o Gato quiseram dizer ao mencionar que ela foi humanizada.
Claro, o que nos leva ao ponto crucial. Esses flashbacks truncados, tão comuns em anime, banalizam a própria razão de existir do flashback.
Nós comentamos em um Café passado (não me lembro de qual anime) sobre como o passado só é importante numa história se influenciar o futuro de alguma maneira. Diretamente (ex: um inimigo que volta à ativa) ou indiretamente (um trauma que paralisa o herói). E como alguns animes se perdem em reminiscências desnecessárias, que nunca se encaixam na trama principal.
Eu sinto que esse “adeus” para a Krone foi justamente isso. Um obituário. Nós não precisávamos saber do seu passado, pois a essa altura do campeonato tudo aquilo era prescindível.
O que dá raiva é que bastaria inverter a ordem da exposição que tudo se resolvia. Como, aliás, fez o mangá. Ao entrarmos na mente da Krone durante sua artimanha para convencer as crianças, o flashback se transformava em uma potencial pista. Nós tínhamos um incentivo para guardar aquela informação, pois não sabíamos se a Krone continuaria ou não no pedaço.
Felizmente, nem todas as personagens estão com o destino traçado. Falo, é claro, nesse nosso amigo aqui:
Vocês já me disseram que não esperam uma grande baixa. Mas isso foi há alguns episódios.
O Norman parece estar com a corda no pescoço. Vocês acham que ele consegue escapar?
- Fábio “Mexicano”Nesse tipo de circunstância, eu acho que me mataria, e de alguma forma que me tornasse “impróprio para consumo”. Aquela ideia de veneno do Ray, que no fim das contas era só um despiste, viria à calhar aqui. É por despeito mesmo, para negar aos meus algozes o prazer da vitória. Por saber que se vou morrer de qualquer jeito, quero escolher como. Talvez contar tudo para as outras crianças seja uma boa ideia, só pelo caos mesmo. Talvez tacar fogo na casa seja uma boa ideia. Mas eu ainda acho que ele não vai morrer agora. Não confio mais nesse anime
- DiegoAcho que agora seria uma boa hora pra por em prática o plano de matar a mamãe, contar tudo pra crianças, tomar a fazenda e estabelecer uma resistência contra os demônios Mas nah, o Norman não morre. Não agora.
- Vinicius MarinoInteressante você ter citado isso, Fábio. Pois o suicídio é, de fato, uma tática de resistência comum entre escravos ao longo da história.
Poderia dar vários exemplos históricos, mas vou citar um de que vocês talvez se lembrem. Em 2012, centenas de funcionários chineses de uma fábrica da Microsoft ameaçaram um suicídio coletivo se suas condições de trabalho não melhorassem.
Esse episódio ganhou a mídia, mas está longe de ser o único. Pelo contrário. Os funcionários, submetidos a uma rotina de sweatshop, frequentemente decidiam tirar a vida.
- Gato de UltharDuvido que o Norman se mate ou morra, duvido que qualquer um do elenco principal encontre o seu fim, devido ao plot armor, posso esta enganado, mas é isso que eu penso. Acho cedo demais para acontecer qualquer coisa com o Norman, ele é o cabeça de toda a operação.
- Fábio “Mexicano”E será que foi o caso da Krone, que, bem, aí sim então teria sido “humanizada” no sentido que eu quis dizer antes? Um sentido necessariamente positivo, que, admito, não é o único possível para a palavra. Continuo achando estranho que, supostamente tendo conquistado seu sonho de se tornar uma Mamãe ela ainda tenha tentado dar duas apunhaladas finais na Isabella (a denunciou e deixou algo para as crianças).
Cheguei a cogitar que fosse rebelião contra a Isabella em si, mas se fosse o caso suponho que teríamos visto pista em seu flashback. Não tem nada, assisti de novo para me certificar. Duas hipóteses: ou ela descobriu que ia morrer na conversa que teve com a Isabella (ou tinha motivos muito fortes para suspeitar disso), ou foi pura ganância, sabendo que aquela fazenda é, nas palavras da Vovó, “especial”.
Tendo à primeira, por ser mais dramática E também por ela ter feito questão de dizer, no episódio passado, que uma vez feita a operação para se tornar uma Irmã, candidata a Mamãe, ela nunca mais pode sair do terreno da fazenda ou instalações anexas, e pelos seus últimos pensamentos, desejando que as crianças consigam escapar. Nessa hipótese, talvez ela estivesse desde sempre trabalhando de alguma forma para acabar com aquele sistema – daí a “humanização positiva” que mencionei.
- Gato de UltharNão consigo pensar que ela tenha trabalhado para acabar com o sistema. No flashback eu senti que ela queria entender direito aquilo tudo e sobreviver, só isso. A empatia pelas crianças e o desejo que elas conseguissem escapar teria vindo no momento em que ela se viu completamente derrotada pela Isabella e desejou que elas perpetuassem uma espécie de vingança, que consistiria em derrotar a Mamãe, a Vovó e mais sei lá quem seja e escaparem.
- Fábio “Mexicano”Então você acha que ela arriscou desesperadamente a vida só por ganância?
- Gato de UltharPenso que sim, a posição de mamãe parece ser a mais confortável e a estabilidade emocional da Krone não é o seu forte, o que pode ser visto pela relação doentia com sua boneca, e isso a fez tomar medidas precipitadas. Além disso, as irmãs me parecem meras estagiárias, que ainda estão na fase de testes, sendo uma Mamãe ela poderia ter uma estabilidade e segurança que tanto desejava.
E uma coisa que ficou mal explicada, desde o começo foi mostrado que a Krone conhecia a Isabella e que nutria uma rixa. Elas até podem não ter se encontrado antes, mas a Krone evidentemente invejava a Isabela, e pode ser por ela ser a queridinha da Vovó, o que ficou claro nesse episódio, já que ela apagou a Krone para botar panos quentes na conduta errônea da Isabella em relação às crianças.
No fim das contas a Krone queria tanto sobreviver que se meteu em uma grande enrascada.
- Fábio “Mexicano”Mas supostamente ele ia virar Mamãe, só que de outra fazenda. A ganância que eu digo é a de querer ser daquela, que é “especial”.
- Gato de UltharSim, mas ela não sabia que iria virar Mamãe, e nem é certo que iria virar, para mim foi uma desculpa para ela ir até o portão ser morta. E sim, concordo, ela foi gananciosa e invejosa da posição da Isabella, por isso foi imprudente. Aposto que se fosse o contrário, a Krone como Mamãe e a Isabella como Irmã, ela não teria dificuldades em desbancar a Krone de uma maneira muito sutil e eficiente.
- DiegoEu nem acho que foi ganância, acho que foi é rancor. Lembram que alguns episódios atrás ela ficou tão emputecida com a Isabella que decidiu que faria tudo para derrubá-la? Contar o que ela sabia para a Vovó foi uma espécie de “última tentativa”, e no que ela viu que mesmo isso falhou ela deseja que as crianças escapem. Uma espécie de última chance de vingança só.
- Fábio “Mexicano”Vingança ou ganância, essas duas hipóteses, no momento, me soam tão pobres, tão carentes de motivação, subdesenvolvidas, e inconsequentes para o enredo, que admito que não quero que seja isso por puro pensamento positivo.
- Vinicius MarinoChegamos então no episódio nove. E eu repito a pergunta: e agora, José? Vocês ainda acham que o Norman se safa?
Pergunta melhor: vocês acham que alguém escapa?
- Fábio “Mexicano”Em primeiro lugar eu tinha entendido que ele não ia fugir, só ia fingir que fugiu e ficaria se escondendo em algum lugar nos bosques dentro do terreno da fazendo. E, mesmo se o plano era se esconder fora e ficar indo e voltando para conversar, a descoberta do precipício tornaria a ideia de se esconder dentro razoável.
A não ser que o terreno seja muito menor do que o anime constantemente dá a entender. Nesse particular, faço a pequena concessão de que o mundo sempre parece maior do que realmente é para uma criança, então não podemos ter certeza das escalas apresentadas porque as estamos experimentando provavelmente do ponto de vista de seus protagonistas, que são crianças.
Em segundo lugar, não era uma ideia melhor quebrar um braço ou perna do próprio Norman? Ok, não era, porque se existe o risco de mandarem outro em seu lugar teriam que quebrar todos, e isso simplesmente é uma ideia bem ruim. A “fuga” permitiria que pelo menos um deles estivesse em plenas condições físicas – enquanto os outros dois conseguissem manter a saúde e nutrição dele fora da casa, claro.
- DiegoO plano de se esconder falhou no momento em que ele percebeu aquele precipício. Digo, o fato dele existir já denuncia que o Norman só poderia estar em algum lugar da propriedade, e ai era só uma questão de procurar. Ou de ficar de olho na Emma e no Rey até um deles levar ao Norman. Não tinha mesmo saída. E agora sabemos porque a Isabella aceitou se tornar uma mamãe naquele flashback da Vovó, mesmo depois dela ter conseguido subir o paredão.
- Fábio “Mexicano”Eu ainda teria aproveitado para andar o muro inteiro, ou uma boa parte dele, para fazer um reconhecimento melhor do terreno.
Talvez o anime venha dizer no próximo episódio que ele fez isso, embora claramente o tempo não pareça ter sido possível, enfim.
- Gato de UltharPois é, não teria sido melhor o Norman ficar escondido na floresta? Sempre haveria o risco da Mamãe achar ele, mas mesmo assim foi o que eu pensei que ele faria.
- Vinicius MarinoSe ele neutralizasse o localizador (como o Ray sugeriu) ele poderia tranquilamente ter ficado na floresta. Ok, não seria um esconderijo permanente, mas o que a Isabella vai fazer? Deixar as tarefas de lado para caçá-lo entre as árvores? Chamar ajuda externa, comprometendo potencialmente o segredo?
Mas acho que há aqui um pouco da ambição do próprio Norman. Imagine que você é um menino prodígio, vivendo numa gaiola dourada. Você sabe que há um mundo externo. Você quer conhecer esse mundo. Se tivesse a oportunidade de dar uma espiada, um instante que fosse, você não a abraçaria?
- Fábio “Mexicano”Supondo que seja impossível sair pelo muro, que é o plano deles e a Isabella sabe, é fácil ela deduzir que, se o Norman sumiu, ainda está escondido em algum lugar dentro. Não precisa procurá-lo, basta ficar de olho no rastreador para quando notar movimentação suspeita na floresta. Uma hora Ray, Don ou Gilda teriam que ir alimentá-lo ou trocar informações com ele.
E bom, informação é o de menos, eu quero é sobreviver em primeiro lugar Ele estava desesperado, foi um feito homérico para uma criança ele ter conseguido se controlar na frente dos outros.
- Gato de UltharUma coisa que eu reparei nesse anime, as crianças, pelo menos as três principais, são tão inteligentes que o roteiro não as fazem agir como crianças que são. Isto meio que tira o impacto de “crianças fugindo de uma situação extremamente mortal”, é como se estivéssemos lidando com adultos, o Norman nesse episódio foi exatamente isto.
- DiegoÉ complicado porque não é como se desse pra ser crianças normais. Afinal, crianças normais seriam pegas e despachadas com facilidade. A situação exige que sejam super gênios, e nisso acabam tendo de agir de forma mais adulta. Mas olha, acho que se eu estivesse no lugar do Norman nesse ponto eu contava a verdade pra todo mundo nem que só de raiva (e acho que o Fábio já disse algo do tipo mais cedo).
- Fábio “Mexicano”Já discutimos sobre isso, lá nos primeiros episódios. E bom, em defesa de Neverland, o anime se esforçou bastante para tornar crível que eles sejam tão inteligentes. Em primeiro lugar, os demônios são como os nativos de Indiana Jones e gostam de cérebros. Cérebros inteligentes, bem nutridos, com muitos neurônios e muitas sinapses.
Então, enquanto nós criamos gado para ser gordo e macio, eles criam crianças para serem CDFs. Achar isso estranho seria como achar estranho que um boi de alta qualidade tenha a carne bastante macia e com bastante gordura nos lugares certos.
Mas no caso do trio, Neverland vai além. Fica estabelecido que a fazenda 1, a deles, é especial. Dentre todas as crianças criadas para abate, eles já são top só por saírem de lá.
Mais ainda, o processo de criação tem vários filtros, e as crianças menos promissoras são abatidas antes da idade máxima. Eles chegaram a essa idade, portanto são top do top. E mais ainda, é dito especificamente sobre esses três que eles são uma safra de qualidade especialmente elevada. Emma, Norman e Ray são top do top do top. E isso implica que eles sejam muito, muito, muito inteligentes.
- Vinicius MarinoSe eu quisesse ser chato, podia argumentar que a inteligência não é sinônimo de maturidade. Uma criança superdotada pode ser tão ou mais impetuosa, carente e emocionalmente frágil quanto uma normal.
- Fábio “Mexicano”Eu pensei em tocar nesse assunto, mas meu comentário já estava longo
A minha imagem de criança inteligente demais para a idade é justamente de alguém socialmente retraído, o contrário deles, principalmente da Emma, mas não sei o suficiente sobre o assunto.
- Vinicius MarinoIsso é verdade, mas eu ainda acho ela a mais verossímil dos três, se nada mais porque ela se permite arroubos de ingenuidade. Claro, ela não foi escrita assim porque é uma criança, mas porque é A Personagem Emotiva. Sua função na história é lançar problemas para o Ray e o Norman calcularem em cima. Quer dizer, sua função nesse momento da história. Não quero dar spoilers, mas suficiente dizer que as coisas não ficarão assim para sempre.(editado)
Aliás, nem me ocorreu perguntar isso antes, mas essa conversa trouxe a ideia à tona. Eu já entendi que vocês acham que ninguém morrerá. Mas vocês esperavam que alguma das personagens mudará? De personalidade, de princípios, talvez?
- Fábio “Mexicano”Achar eu não acho, mas vejo gente reclamando de como o mangá “muda”, então tenho que considerar essa hipótese. O problema é que Ray e Norman já estão perto do “prazo de validade”. Como a Krone disse, apenas mulheres podem viver além dos 12, e apenas se aceitarem trabalhar para os demônios. Então …
- Gato de UltharNão é difícil de imaginar que eles mudem ao longo da provável fuga e briga com os monstros. Querendo ou não eles vão ter que ficar muito mais severos com tudo isso. Não é uma situação simples, estamos falando de vida ou morte, isso não tem como passar batido psicologicamente falando.
- DiegoAcho que a pergunta é complicada porque levanta outra: mudar como? A Emma é a personagem mais aberta a desenvolvimento, sendo a mais emotiva, então é possível que passando por tudo isso ela se torne menos ingênua e talvez ligeiramente mais “fria” (ainda que eu duvide, ela é a protagonista shounen por excelência, afinal). Mas o Norman e o Rey… Eles meio que já são a combinação comum de frieza e afeto, calmos para bolarem planos, mas ainda preocupados uns com os outros. Não vejo muito pra onde esses personagens poderiam ir.
- Vinicius MarinoÉ um barato. Neverland parece concebida para nos fazer especular. Mas, de tão empenhada em se tornar imprevisível, acaba nos dando pouquíssimo material para especularmos. Tenho notado isso nas nossas últimas conversas.
Bom, só nos resta vermos o que acontece lá na frente. Até lá!
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