Bem vindos ao Café com Anime, sua dose semanal de bom papo e animação japonesa!
Nessa temporada, o Finisgeekis, Anime21, Dissidência Pop e É Só um Desenho discutem The Promised Neverland.
Portas se abrindo, vira-casacas e revelações de última hora podem ser *red herrings*. Mas são justamente pistas falsas que fazem um bom enigma, e *Neverland* continua sem decepcionar. Confiram:
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- Vinicius Marino
Neverland, Neverland, o anime que nos faz espumar de raiva com um cliffhanger espinhoso atrás do outro.Achava que as coisas tinham ido longe demais com a revelação sobre o Ray? Imagina, agora temos um pouco de terror tradicional. Com dois cabeças-de-vento decidindo testar a sorte – e uma porta misteriosa mostrando que o karma é guiado à laser.
Acho que você curtiu isso, não foi, Fábio? Não abandonamos a onisciência narrativa (e nem vamos abandonar). Mas esse episódio nos colocou muito mais nos pés das crianças – com toda a paranoia que isto inspira.
- Gato de Ulthar
Eu achei engraçado o cliffhanger no final do episódio, aposto que é umas das crianças que abriu a porta! Não digo que achei engraçado para desmerecer o episódio, mas é eu que acho graça dessas coisas. Além disso, achei divertida a conversa do Norman com o Rey, uma hora chegou a me parecer uma novela mexicana com todas aquelas revelações jogadas na cara!E eu já imaginava que a Gilda e o Dan, principalmente o Dan, fossem fazer alguma merda, eles não são geniais como o Norman e cia.
Era só questão de tempo.
- Diego
Era só questão de tempo e os dois realmente não perderam tempo, né? Também imagino que seja uma das crianças. Provavelmente o Rey, já que foi ele quem mandou o Dan descer para preparar o jantar. No mínimo um teste para ver o quanto os dois novos companheiros podem lidar com a situação (e se for, fracassaram com honras!) - Fábio “Mexicano”
Curtir não é bem a palavra Mas há algo de bom na atmosfera do anime e estou tentando adaptar minhas expectativas.Confesso que não é fácil, eu sou quase geneticamente programado para reconhecer pistas e tentar antecipar resoluções, mas isso é simplesmente impossível em Neverland. E impossível, do ponto de vista da ficção de mistério, no mau sentido. É um mistério ruim porque me frustra a cada episódio com mais uma tonelada de informações que mudam tudo o que eu sabia antes.
É complicado, né? Mas como suspense funciona muito bem. Poderia até ser horror se quisesse ser (e a Jump permitisse). De preferência com menos falatório e mais portas se abrindo.
- Vinicius Marino
Isso me lembra de algo que o escritor Philip Pullman gosta de dizer: suspense é o contrário da surpresa.Surpresa é abrir um armário e encontrar um cadáver. Suspense é saber que há um cadáver num armário, mas não em qual deles.
Nesse sentido, Neverland é fundamentalmente uma história de surpresas, não de suspense.
E aqui pode ser juízo pessoal meu, mas não acho que histórias de surpresa precisa colocar todas as cartas na mesa. Os criadores de Breaking Bad e Better Call Saul já disseram várias vezes que não sabem como suas histórias acabarão – nas suas próprias palavras, eles “temem o futuro tanto quanto os fãs“.
Não estou encontrando a entrevista exata, mas lembro-me de ler lido certa vez que eles consideram isso um bônus para a história. Ao criar uma trama imprevisível até mesmo para eles, ela se tornava imprevisível aos espectadores também.
- Fábio “Mexicano”
Uma história de horror é uma que pode se utilizar da surpresa da forma como você disse, Vinicius. E há um quase clima de horror em Neverland, que no entanto não se concretiza.Não é um mistério no sentido tradicional porque como espectadores não podemos nem tentar nos antecipar, já que sabemos tão pouco e coisas novas surgem o tempo todo.
Não é exatamente um suspense porque, como bem colocado, na maior parte do tempo não sabemos o que esperar, o que poderá nos surpreender e quando. Tampouco é horror. É uma história de fuga da prisão? Uma bem heterodoxa, mas enfim…
- Vinicius Marino
História de fuga me parece uma ótima descrição. Heterodoxa, você diz? Pode ser, embora caçando aqui nas minhas memórias acho que todas as histórias de fuga que li/assisti foram heterodoxas de uma forma ou de outra. - Fábio “Mexicano”
Vamos com história de fuga então. E aí, será que Neverland já superou Prison School? - Diego
Acho que Neverland cai ligeiramente naquela categoria extremamente mal definida – e que alguns diriam que nem existe – de obras “psicológicas”, no meu entender por sua ênfase em cada lado tentando prever o que o outro irá fazer. Mas numa categorização tradicional, não vejo problemas com o termo suspense, pra ser sincero. - Fábio “Mexicano”
Tá bom então Neverland é uma mistura de Prison School com Death Note e isso só tá piorando têm certeza que vocês querem fazer isso?(Eu sei que tecnicamente fui eu quem começou, mas isso só torna tudo ainda mais engraçado)
- Diego
Calma que ainda falta enfiar Fuga das Galinhas na lista de comparações. - Fábio “Mexicano”
Isso é outro nível, acho que só o Gato conseguiria. - Vinicius Marino
Acho melhor a gente parar, pois logo mais chegamos em Paddington 2(Aliás, assistam Paddington 2. Só assistam.)
- Gato de Ulthar
Fuga das galinhas é uma boa comparação, a dona do galinheiro me lembra um pouco a Mamãe… - Vinicius Marino
Pior que ela parece mesmo. - Fábio “Mexicano”
E como as galinhas, as crianças vão virar comida. Faz muito sentido. - Diego
Pra ser sincero, estamos bem atrasados na comparação Internet afora, já estavam fazendo ela desde o episódio 1 - Gato de Ulthar
Mas falando um pouquinho mais sério, de fuga da prisão eu lembro de alguns filmes, na maioria americanos, como Alcatraz – Fuga Impossível, com o Clint Eastwood. E não me parecem nada com Neverland, para mim está mais para um jogo de tabuleiros, onde cada lado faz a sua jogada. - Vinicius Marino
Seja como for, acho que isso joga um olhar bem crítico sobre o plano da Emma, não acham?Esqueça os bebês, que já são um problema em si. Quando até mesmo seus braços-direitos (Don e a Gilda) não podem se ver sozinhos que já começam a jogar areia na fuga, você sabe que essa não será uma fuga fácil.
Agora: é evidente que não teremos uma tragédia. Porém, como vocês também sabem, “esforço” também faz parte da santíssima trindade da nossa querida Jump.
O que vocês acham que azedará a escapada primeiro? Um inimigo externo (como tivemos nos primeiros episódios) ou uma caga interna, como a que acabamos de ver?
- Fábio “Mexicano”
Note-se que, em parte, a Emma e Norman são co-responsáveis pelo que Gilda e Don estão fazendo. Acharam que era uma boa ideia contar a verdade pra eles, mas só um pedacinho da verdade. O que os dois querem agora, o Don principalmente, é, veja só, descobrir o que aconteceu com as crianças do lado de fora. E isso Emma e companhia já sabem!Melhorar a comunicação vai ajudar? Eu não sei. Eles têm o medo justificado de espalhar o pânico, o que não ajudaria. Ainda acho que para o sucesso da fuga, é fundamental que eles explorem as divergências entre as adultas e partam para uma guerra de informações. E eles também acham isso. Assim, o que vai prejudicá-los é provavelmente o oposto disso. Falhar em jogar Krone contra Isabella. Não conseguir enganá-las (imagino o disfarce do Ray ruindo a qualquer momento). Mas tudo considerado, e lembrando que o mangá ainda está em andamento, eu tenho a impressão que eles vão ficar eternamente planejando essa fuga …
Nesse caso, o melhor que eu penso que eu posso fazer é torcer para ser um caso semelhante ao de Assassination Classroom, com o mangá terminando ano que vem e o anime terminando junto em um segundo cour. Meta-conhecimento às vezes estraga a graça
- Gato de Ulthar
Ainda não engoli o Rey ser um agente duplo, não dá para confiar nele, ou pode ser que ele tenha contado a verdade, o que eu particularmente duvido.Se ele não cagar os planos para o lado do mal, acho que é muito provável que uma das crianças o façam, como a Gilda e o Don já se mostraram capazes.
Mas temos que ter em conta que nada é fácil para as crianças e nem nada é garantido 100%, eles estão todos quase que no escuro.
- Diego
Eu também não sei se engulo a história do Rey. Faz sentido, ao mesmo tempo que parece ter alguma coisa errada ai. Talvez pela forma como ele se expressou no episódio, mas fica parecendo que ele não contou toda a verdade. Não duvido que sua prioridade seja sim escapar e sobreviver, mas não duvido que haja mais ai. Já sobre a Gilda e o Don, são dois tapados. Mas é compreensível: são crianças, de 10 anos ainda por cima. Nem todo mundo pode ser um super gênio como os três principais - Vinicius Marino
Vamos para nosso roleplay, então?Vocês são os super gênios. Tudo está mais ou menos se encaminhando para a fuga. Mas aí um dos seus tenentes tapados resolve fazer uma cagada. Xereta nas coisas da Mamãe. Conta mais do que devia para uma das outras crianças. Cede ao olhar irresistível da Krone.
O que vocês fazem?
- Gato de Ulthar
O melhor seria matar a criança problemática em prol dos demais, um sacrifício necessário. Mas como não somos todos maquiavélicos, teríamos que tentar o máximo os conscientizar. - Vinicius Marino
Supondo que você matasse. O que você faria com o corpo? Crianças de 10 anos não caem duras da noite para o dia. Não acha que isso poderia alertar a Mamãe? - Gato de Ulthar
Como elas brincam sempre de pega-pega, bate com uma pedra na cabeça dela na floresta e forja uma queda de uma árvore. - Fábio “Mexicano”
O ruim de eu não ser um gênio é que tenho dificuldade imensa para responder isso. Matar parece uma opção, mas não sei se eu teria sangue frio para tanto. Ele não fez por mal, fez? Além do quê, dependendo do quanto ele já ferrou tudo, matar ou não matar não vai consertar nada. E tem ainda a dificuldade em disfarçar como acidente, além das consequências totalmente imprevisíveis da morte de uma criança. Pense em uma fazenda de gado. Um boi aparece morto. O que o pecuarista vai fazer?Acho que minha resposta tem que ser algo tedioso mesmo. Eu tentaria botar o tonto na linha de volta. Se necessário, liberaria mais um pouco de informação para ele para que confie mais no que eu falo ou tenha menos motivação pra fazer besteira.
- Diego
Acho que dar mais informação agora não é uma boa ideia. Primeiro porque pra isso você precisaria admitir que estava mentindo em primeiro lugar, e uma quebra de confiança só pioraria as coisas. Mas pior ainda é o que foi omitido aqui: é bem possível que a verdade seja “demais” pra eles. Acho que o que se pode ser feito é tentar enfiar juízo na cabeça dos dois, e tentar fazer eles entenderem que não é só a vida deles que está em jogo, e que atitudes imbecis por parte deles colocam a todos no orfanato em risco. - Fábio “Mexicano”
Eu não disse que era fácil. Mas a gente sabe que eles fizeram essa merda porque têm esperança das crianças ainda estarem vivas. Sabendo que estão mortas, um dispositivo de comunicação com o exterior é totalmente inútil, e por isso os três gênios ignoraram a descoberta. - Vinicius Marino
Pois é. Eu também não mataria ninguém. Não só por falta de sangue-frio (acho que, em condições extremas, eu até poderia contemplar essa ideia), mas porque imagino que as repercussões seriam muito grandes.Como o Fábio bem disse, eles são gado. E não qualquer gado, mas produtos de luxo – numa comparação com nossos bovinos, seriam bois wagyu. A margem de lucro por cabeça deve ser gigantesca. Se um deles caísse morto na certa a Mamãe iria rodar. E sabe-se lá mais quem.
Mas é interessante que vocês tenham apontado esses dois caminhos. Por enquanto, Emma e seus amigos têm evitado o enfrentamento direto. Mas, supondo que o plano dê certo, até que ponto eles conseguirão se eximir da violência.
Só há um jeito de saber. Vamos lá ao próximo episódio, que já está no ar!
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