A blogosfera em destaque #1

A blogosfera em destaque 1 Abril 2016.png

É com muito prazer que anuncio o primeiro balanço mensal da Blogosfera Otaku BR. Para os que perderam minha introdução, trata-se de uma aliança bottom-up de produtores de conteúdo sobre o universo otaku, destinada a facilitar o intercâmbio de ideias.

Confiram abaixo os destaques do mês de Abril (e arredores):

kanojo kakojo anime 21Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows – Uma fábula pós-moderna

Como diz a sabedoria popular (e os jurados do Master Chef Brasil), menos é mais. No mundo do anime, poucos levaram esse ensinamento a cabo melhor que Makoto Shinkai. Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows é um remake de seu primeiro filme, um singelo curta sobre a vida de uma garota e seu gato. Se não falei dele aqui no Finisgeekis, foi por não ser necessário. Fábio Godoy, do Anime 21, explora tudo o que há para se explorar nessa singela fábula.

Japão: 10 coisas para se fazer no Japão not loli coisas para se fazer no japão

O blog Not Loli! deve ter lido minha mente, pois disponibilizou esse simpático guia justo quando começava a planejar uma viagem à Terra do Sol Nascente. Estejam vocês preparados ou não para visitar o berço dos animes, vale a pena conferir essa lista kawaii do melhor do turismo japonês.

gatchaman crowds.pngLista – 5 Animes que Vão Te Fazer Pensar.

Quem acompanha o Finisgeekis há algum tempo sabe que animes que “fazem pensar” estão entre as coisas que mais me agradam. Diego Gonçalves parece ter uma opinião semelhante, e nos fez um primer de 5 séries que vão além do óbvio no É Só um Desenho.

Interstella 5555: relembre os velhos tempos de Daft Punkinterstella dissidencia pop.jpg

Falando em ir além do óbvio, poucos blogs pensam mais fora da caixa do que Dissidência Pop.  Se vocês, como eu, se lembram vagamente de um anime com personagens azuis em uma época pré-YouTube, devem reconhecer Interstella 5555. Do contrário, peguem uma cadeira e prepare seus fones de ouvido. O Dissidência mergulha fundo e explora cada faceta de um dos mais ousados projetos audiovisuais dos anos 2000.

 

honey flash eureka anime.jpg3 Fatos sobre animes que irão te surpreender

Em nossa época de transmissão simultânea e informação ilimitada, é fácil esquecer que pouco tempo atrás o Japão era um mundo à parte. Tendências, modas e controvérsias brotavam e acabavam sem que o Ocidente se desse conta. O Eurekanimes nos trás um balanço de três destas curiosidades que marcaram o universo do anime (e que você provavelmente não conhecia)

A Maldição de Kazuo Umezu (1990) nave bebop kazuo umezu.jpg

Para quem acha que cultura otaku não passa de um apanhado de olhos gigantes e interjeições moe, o Nave Bebop é um ótimo antídoto. Thais Lara traz comentários sobre obras surpreendentemente diversas, mesmo aquelas que, por exotismo, fator de choque ou complexidade, acabaram longe dos holofotes. Este semana, ela se debruçou sobre a obra de Kazuo Umezu, um dos maiores expoentes do mangá de terror.

Enquanto navega pelo blog, aproveite para conferir seu artigo sobre o belíssimo Kaguya Hime, que também rendeu um dos posts inaugurais aqui do Finisgeekis.

shigofumi tebane.jpgIndicações da Semana 27 – Shigofumi

Insatisfeito com a atual temporada de animes? No espírito para um anime curto, com um pé no sobrenatural, character design inspirado e um misto agridoce de angústia e leveza? Neste caso, o Animes Tebane tem uma boa sugestão. Shigofumi é uma pérola dos idos de 2008 que aborda temas surpreendentemente sérios por trás de uma fachada de fofura.

Se você já o assistiu e deseja ler mais a respeito, confira também a reflexão que o blog fez sobre a série.

Midori: Shoujo Tsubaki – Quando não se vê esperanças Midori-Shoujo-Tsubaki.png

E fale em sair do óbvio!

Para aqueles que não conhecem, Midori: Shoujo Tsubaki, que está para ser adaptado ao live-action, é um dos cults mais aterradores do mundo do anime. A obra, que faz Anticristo parecer um filme infatil, acompanha a história de uma orfã abusada por membros de um circo de horrores. Se deseja sair de sua zona de conforto, Henrique Picanço do Code Keikaku o desafia a conhecer este clássico do ero guro.

sakamoto-desu-ga5 Animes da Temporada de Primavera- Crítica

Para quem não dispõe de tempo ilimitado (a maioria de nós, infelizmente), encarar uma nova temporada de animes pode ser uma tarefa intimidadora. Caso estejam com em dúvida sobre o que vale a pena assistir, o AnimaXForce traz um guia útil de primeiras impressões.

Curta a página da Blogosfera Otaku BR no Facebook para acompanhar seu conteúdo na íntegra.

Anúncios

Publicado por

Vinicius Marino

Nerd, historiador, fã de Satoshi Kon e Mass Effect

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s